Mostra de Cinema Brasileiro em Viena
/


March 2018

 

SELEÇÃO OFICIAL 2018

Maria Helena - A Mulher de Todos, 17', Cristiano Sousa (2015)

Minha Vizinha, 12', Rita Brás (2014)

E o Galo Cantou, 23', Daniel Calil Cancado (2016)

SAFO , 71', Francis Ivanovich (2015)

Crack – Repensar, 25', Rubens Passaro e Felipe Vieira (2015)

Doce Ipê Amarelo, 17', Jhonatan Luiz (2015)

Iami, A Origem da Noite, 4', Thiago Macedo (2016)

Rosinha, 14', Gui Campos (2016)

Eco, 14', Tanque Coletivo (2016)

Zaratustra Ainda Fala, 58', Luiz Fernando F. Machado (2016)

Sem Você a Vida é uma Aventura, 25', Carlos Barbosa (2015)

Diva, 16', Bruna Bertolino (2016)                                                                         

Espeto Corrido, 20', Felipe Peroni (2016)

Onipresença, 9', Anderson dos Santos (2016)

À Margem de Nós Mesmos, 15', Luiza de Andrade (2016)

Segundo o Sexo 18', Gabriel Alvim (2016)


Lembranças de Mayo, 29', Flávio Sperling (2015)


Hora do Lanchêêê, 14' Claudia Mattos (2016)


Porto da Pequena África, 77', Claudia Mattos (2015)


Fim, 19', Fábio Brandão (2016)


Ainda Sangro por Dentro, 24', Carlos Segundo (2016)


Piscina (Pool), 20', Leandro Goddinho (2016)


O Mais Barulhento Silêncio (The Loudest Silence), 15', Marccela Moreno (2016)


O Herói do Lixo, 12', Wesley Martins (2016)


Do Que É Sensível, 19', Catharina Zahner (2015)


O Homem da Raia do Canto, 15', Chaiana Furtado (2016)


O Chá do General (Time for Tea), 22', Bob Yang (2016)


Coxinha, 12', Cristiano Sousa (2017)


Entardecer, 20', Muriel Paraboni (2016)


Tião, 14' Clementino Júnior (2016)


Iluminadas, 13', Gabi Saegesser (2016)


Deixa na Régua, 73', Emílio Domingos (2016)


Redenção, 15', Joaquim Haickel (2017)


A piscina de Caíque, 15', Raphael Gustavo da Silva (2017)


CAROLINA, 11', Lilih Curi (2017)


O Jabuti e a Anta, 70', Eliza Capai e Marina Fumie Yamaoka (2016)


O AMOR É UMA CONSTRUÇÃO BURGUESA, 29', Alexandre Mortagua (2017)


Los Leones, 79', André Lage (2016)


Meu Pai Adonai, 14', Luiz Fernando F. Machado (2017)


EM BUSCA DA TERRA SEM MALES, 15', Anna Azevedo (2017)


Jaqueline, Mississípi, 93', Anderson Simão (2016)


Lorna Washington - Sobrevivendo a Supostas Perdas, 46', Rian Córdova e  Leonardo Menezes (2016)


O ÚLTIMO ÍNDIO, 12', (2017) Teresa Murer


Poesia & Melodia, 98',  Flávio Colombini
(2017)

Chico,
22', Eduardo Carvalho (2016)


Antes Que Ela Vá, 70', Matheus Benites (2017)


Washout Hero, 18', Renato Tórtora (2017)


Intimidade Pública, 70' (2016) Luciana Canton


Pontos de Vista, 15', (2017) Isa Meneghini


Um Fio de Esperança: Independência ou Guerra..., 94' (2017) Rodrigo Estrada


Haraam, 29', (2017) Kevin Albuquerque


O que nos Olha, 71', (2016) Ana Johann

Retrospectiva:

À Queima Roupa, 90', Theresa Jeroussoun (2014)



Convocatória MCB-Viena 3/2018.

Em março de 2018 se realizará a primeira mostra de cinema brasileiro em Viena, na Áustria.

A MCB Viena, organizadora do evento, convoca a todas as entidades interessadas para  a apresentção de suas produções audiovisuais em nossa pré-seleção realizada pela Associação MCB-Viena.

A inscrição das obras é gratuita, exceto em caso de que seja necessário pagar alguma taxa de inscrição mínima em plataformas intermediárias. O prazo para a inscrição oficial das obras é até 31 de julho de 2017. Os detalhes para a apresentação das obras serão especificados no presente documento (Regras de Participação), mais adiante.Poderão participar os audiovisuais que cumpram com o requisito de não exceder por mais de 3 anos, a data de lançamento do material, no ano de inscrição na mostra.

Os audiovisuais que ultrapassem o prazo podem somente participar em seções paralelas.A exibição dos audiovisuais se fará principalmente no formato H264 HD, mas também em 35 mm, Beta Digi, com suas respectivas cópias em DVD (PAL) e Bluray e poderão ser mostrados tanto em salas fechadas como na modalidade open-air, em diversas localidades da cidade de Viena,dependendo do progrma específico elaborado a respeito. Informação geral sobre a Primeira MostraDepois da realização de várias séries de ciclos e mostras sobre a América Latina, a sociedade vienesa já conta com uma base significativa para apreciar as obras da região.

Ao mesmo tempo, o interesse pelo produções audiovisuais sobre e da América Latina dos visitantes vem aumentando nos últimos anos.Nos ciclos anteriores pudemos contar com um programa variado que foi dividido em em longa-metragem, curta e documentário, inclusive animação. O público sempre teve acesso às mais novas produções regionais. O entusiasmo crescente com que nossos eventos cinematográficos vem sendo recebidos foi a motivo pelo qual a ONG Mostra Brasileira se dispôs a organizar a primeira Mostra de Cinema Brasileiro.

A mostra de Cinema Brasileiro é um evento inédito nesta cidade e que não reveste caráter de competição em si. Trata-se, porém, de uma janela para vasto mundo cinematográfico deste enorme país para mostrar a obra mais recente ou mais importante de sua cinematografia.

Os filmes selecionados poderão fazer parte de diversas mostras culturais que se realizem em outras cidades austríacas e/ou européias.

As seguintes modalidades serão contempladas na mostra:- Longa-metragem ficção- Curta-metragem ficção- Animação (curta)- Documentário

Objetivos

Fazer chegar ao público europeu a mais recente produção audiovisual do Brasil.Promover o incremento da produção e da difusão de obras audiovisuais de todas as regiões do Brasil.Habilitar espaços de reflexão, de debate e de atualização profissional, assim como a comunicação entre realizadores do Brasil e da Europa.Contribuir para uma melhor compreensão da diversidade cultural e para o estabelecimento de uma cultura de tolerância, ao colocar em contato diversas realidades sociais.

Promover o Brasil como centro de filmografia de interesse internacional. Promover as produções audiovisuais brasileiras dentro dos circuitos de interesse europeus.Estimular as produtoras de todas as partes do mundo para que invistam no Brasil, específicamente neste ramo. A Mostra Brasileira constitui um espaço para:I dentificar e difundir a produção fílmica e audiovisual brasileira de melhor qualidade.

Convocar ao público interessado, atrair a meios publicitários e instituições ativas no setor da produção audiovisual e a promoção de lugares de interesse turístico. Convocar a destacados diretores, produtores, distribuidores, personalidades do cinema e especialistas tanto nacionais como internacionais .Promover e estimular iniciativas dirigidas à formulação de políticas e projetos apoiados pelo Estado brasileiro que visam incrementar quantitativa- e qualitativamente o espaço para realizadores das diferentes regiões do país.

Realizar mostras itinerantes em diversos espaços culturais públicos.Regras de Participação

1-Organização

A Mostra Brasileira é organizada por Isabel Oswaldo-Cruz Lehner e a ONG Mostra Brasileira.

2 Cooperações

Se realizam com plataformas, distribuidoras, instituições, produtoras e diretores independentes do Brasil e da Europa, assim como com instituições e entidades acadêmicas, públicas, não governamentais, e particulares, em vários países do mundo.

3- Inscrição das obras

a) A inscrição das obras é gratuita, exceto quandouma plataforma intermediária exija uma inscrição (minima).Na modalidade oficial poderão participar as produções que forem 100 % brasileiras, assim como co-produções, realizadas durante o período 2013 - 2017

.b) Terem participado em outras mostras ou terem sido lançadas no país de origem não é impedimento para participar da Mostra.

c) As obras podrão ser inscritas na pré-seleção para participar da Mostra oficial, ou também em nas seções paralelas, neste caso não há limite de data de produção. [Ver o inciso 6 B.]

4- Requisitos para a participação

Os interessados em participar com material audiovisual na pré-seleção da Mostra deverão enviar as informações sobre suas obras que concorrerão à seção oficial e também para as que concorrem às seções paralelas ao seguinte correio electrônico: office@mostrabrasileira.org

Também poderão fazer um upload na plataforma a ser usada, para que se proceda a realizar a correspondente descarga das obras. A Mostra trabalha preferívelmente em cooperação com  com Festhome [ https://festhome.com/f/mcb-viena ] para realizar os envios.

Em caso de inscrição com Festhome, deverão ser aceitos os prazos de inscrição da plataforma e os envios contemplados na inscrição direta serão opcionais. Prazo final: 31 de julho de 2017.Do mesmo modo, terão que ser mandados por correio antes do dia 15 de outubro de 2017:CD/DVD onde se incluam fotografias em formato TIFF ou JPG (300 dpi); para que sejam incluidas no site da Mostra e/ou impressos, caso seja necessário.Pode-se agregar, em caráter não obrigatório, como material complementário quaisquer fotos, cartazes, folhetos e/ou o trailer da obra.Importante:- Os DVD ou Bluray e outros materiais enviados fromarão parte do arquivo da Mostra.-

Somente se considerarão inscritas oficialmente as obras qe cumpram com os requisitos mencionados e que forem recibidas até a data limite de 15 de outubro de 2017. às 24 horas de Viena.  e acompanhada de notificação (carta) oficial de inscrição.

5 - Envio de materiais

Os custos do envio das obras que participarão da pré-seleção correrão por conta dos participantes.Deve ser enviado como material impresso e deve conter a seguinte legenda: “sem valor comercial e para fins culturais únicamente”. Mostra de Cinema Brasileiroc/o Isabel OC LehnerNesselgasse 4/9AT-1170 Wien – Áustria

A organização da Mostra não assumirá gastos de aduana de importação e exportação ou outros tipos de gastos em relação às obras no país de orígem. Nos reservamos o direito de não receber envios que não cumpram com esse requisito.Não se considerarão inscritas as obras que não cumpram com os requisitos enumerados nos itens 3, 4 e 5.6- Seções da Mostra

a) Seção central da Mostra longa-metragem ficção curta ficção curta de animação documentário

b) Seções paralelas e programas específicos“Pioneiros do Cinema Brasileiro” com projeções em reconheciemento aos criadores que iniciaram o processo de formação do cinema no Brasil e ao mesmo tempo a busca da memória coletiva. Filme convidado: filmes que no critério da coordenação da Mostra sejam importantes de serem exibidos dentro dela ou de uma atividade em concreto, relacionada ao filme.“Obras em processo”. Se realizarão apresentações e exibições para destribuidores das obras em processo de produção e das mais recentes, e que não formem parte das seções competitivas e não competitivas estando disponíveis para comercialização ou difusão no Brasil e em outros países.“Bonusfilm”. Filmes que tenham a função técnica de complementar alguma parte da Mostra (por exemplo, primeiros ou segundos episódios), e que a critério da organização cumpre com uma razão especial para que seja apresentado ao público.

7- A seleção de obras A seleção das obras inscritas correrá por conta do Conselho de Seleção, que está composto pela coordenação administrativa da Mostra e seus acessores. Os resultados da seleção se publicarão na página da Mostra e por via das plataformas, a partir de 15 de agosto de 2017.  A "não" seleção de obras não será notificada por nenhum meio. A seleção oficial é inapelável.

8- Requisitos para as cópias de exibição

Os trabalhos enviados devem vir em formato H.264 HD, 35 mm, Beta Digital e/ou cópias em DVD (PAL) ou Bluray. Qualquer envio de obras e material que não cumpra com as características e requisitos geográficos destas regras de participação será automáticamente excluido da partipação.

9- IdiomaA Mostra é principamente para o público de fala alemã e por essa razão, as obras devem vir com legendas em alemão ou em inglês.

10- Direitos da organizaçãoA organização se reserva o direito de realizar uma cópia em formato digital das obras selecionadas para exibição e arquivo. Estas cópias não terão uso comercial, e somente poderão ser usadas em mostras educativas ou culturais que a mesma organização efetue e sem notificação necessária.Viena é a sede central e principal da Mostra, uma seleção das obras será exibida em atividades posteriores que em algum momento possam realizar-se tanto em Viena como em outras cidades austríacas e/ou européias, dependendo do interesse que a Mostra adquira.A inscrição e o envio de obras para a Mostra implica em aceitação das presentes regras.

Para informações, consultas e sugestões:Isabel Oswaldo-Cruz Lehner isabel.lehner@mostrabrasileira.org

+43 681 1044 9336

Por favor, dirigir as inscrições de material audiovisual ao correio eletrônico:office@mostrabrasileira.org